Quais documentos para pedir Loas, confira a lista

Quais documentos para pedir Loas
Quais documentos para pedir Loas imagem: Wikimedia

Quais documentos para pedir loas, confira a lista. aqueles que desejam realizar a solicitação devem se atentar a documentação requisitada. Então, separamos uma lista completa de quais documentos precisa para solicitar o beneficio.

Segundo o Wikipedia , o Benefício de prestação continuada é um benefício da assistência social no Brasil, prestado pelo INSS e previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) – Lei 8.742, de 7 de dezembro de 1993, em seu artigo 20. Entrou em vigor em 8 de dezembro de 1993, data da sua publicação no Diário Oficial da União (DOU).

BPC quem tem direito a receber?

Uma primeira pergunta muito frequente e comum é a de quem tem direito a receber. Então, para responder temos que verificar o art. 20, da Lei 8.742/1993, que pontua o seguinte: BPC é devido à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de serem sustentados pela sua família.

Quais documentos para pedir Loas

O primeiro critério é o econômico, com relação a comprovação de baixa renda. Então, pessoas com deficiência como também idosos com 65 anos ou mais, devem comprovar. Portanto, a documentação a seguir deve ser apresentada:

Primeiramente, temos o Cadastro Único, tratando-se de um um cadastro do governo federal para famílias de baixa renda. Caso não tenha, busque em sua cidade a Secretaria de Desenvolvimento Social do seu Município.

Ao passo que, não basta apenas fazer o cadastro e de fundamental importância mantê-lo atualizado.

Então, outro documento muito importante é o comprovante de gastos do grupo familiar, podendo uma conta de aluguel, luz, água entre outros.

Além disso, temos a comprovação de renda de todas as pessoas da família, então tenha em mãos os documento de identificação de todas as pessoas da família. Mas, lembrando que o grupo familiar é composto, em regra, apenas por aquelas pessoas que residem na mesma casa que o requerente.

Seguindo, vamos para casos onde documentos específicos devem ser apresentados. Continue a leitura para maiores informações sobre o assunto.

Documentos para Pessoa com deficiência

Então, nesses casos é importante a apresentação de atestados e exames médicos que comprovem a existência da deficiência.

Além disso deve ser apresentado também documentos que comprovem gastos com medicamento e tratamento médico, se houver.

Documentos para Idosos com 65 anos ou mais

Por fim, idosos com 65 anos ou mais é de fundamental importância apresentar documento de identificação para comprovar o requisito.

Seja informado em primeira mão! Entre no nosso grupo WhatsApp

Leia também:

Maquininha sumup top, aceita autônomos ?

Por onde posso consultar o saldo do meu FGTS? confira as opções

Quem mora sozinho tem direito ao auxílio brasil, tire essa dúvida

Está Negativado? Empréstimo Pessoal Santander Saiba Como Conseguir

Empréstimo com Garantia de Imóvel do Banco Bradesco

Quais documentos para pedir Loas
Quais documentos para pedir Loas imagem: Wikimedia

Finalizando

Por fim, sempre buscamos o melhor para nosso leitor e assim trazemos diariamente informações que tenha relevância para o dia a dia. Fique a vontade para acessar outras matérias e retirar todas as duvidas que eventualmente surgir.

Quer nos encontrar nas redes? Então siga nossa Pagina no Facebook

Por fim, para receber notificações diárias acesse nosso perfil do Google Noticias e clique na opção Seguir.

Seja informado em primeira mão! Entre no nosso grupo WhatsApp