Benefícios Sociais

Quem tem direito ao auxílio acidente, veja se você tem direito ao beneficio

Quem tem direito ao Auxílio acidente, veja se você tem direito ao beneficio. Primeiramente, antes de irmos a quem tem direito é fundamental saber do que se trata o auxilio.

Anuncio

Esse auxilio é definido como um benefício previdenciário que tem caráter de indenização. Portanto, aqueles segurados do INSS podem e tem direito de solicitar tal direito quando houver situações de acidentes que eventualmente traga sequelas ao mesmo.

Então, a situação explanada acima, acaba reduzindo a capacidade de exercício de trabalho, então, entra o acesso ao beneficio. Mas, lembre-se que para ter acesso o cidadão vai passar por pericia, que por sua vez deve trazer comprovação de relação entre o evento ocorrido e as consequências no exercício profissional.

Quem tem direito ao auxílio acidente

Portanto, agora vamos a lista daqueles que tem direito a solicitar o auxilio. Então, segue a lista abaixo:

Primeiramente temos, empregado podendo ser urbano ou rural (empresa)

Em seguida temos também empregado doméstico, no entanto, observe que tem direito acidentes que datem partir de 01/06/2015

Agora temos aqueles que se caracteriza como trabalhador avulso (empresa)

Temos ainda aqueles que segurado especial (trabalhador rural)

Portanto, acima de forma bem detalhada a lista daqueles que tem direito a solicitação do seu auxilio acidente. Mas, vamos seguir nosso texto com alguns requisitos que precisam ser seguidos para aqueles que desejam fazer a solicitação de tal.

Requisitos para auxilio acidente

Abaixo vamos trazer a lista dos requisitos necessarios, portanto segue a baixo:

A principio, o primeiro requisito é estar na qualidade de segurado na época do acidente, então, um ponto importante para aqueles que desejam solicitar.

Em seguida, temos um requisito de ter sofrido o acidente e por fim, tal acidente comprometeu de forma total ou pacial a capacidade de exercer trabalho.

O que fazer perder o auxilio-acidente

Outro ponto importante é que contribuinte Individual e Facultativo não tem direito ao benefício. Agora, vamos aos pontos onde pode perder o auxilio-acidente.

Primeiramente, caso tenha iniciado uma aposentadoria de qualquer que seja a especie. Em seguida a morte do bancario.

Por fim, em caso de comprovação que a sequela não esta mais presente, sendo assim, acabando a impossibilidade de desenvolver atividades profissionais.

Leia também:

Está Negativado? Empréstimo Pessoal Santander Saiba Como Conseguir

Empréstimo com Garantia de Imóvel do Banco Bradesco

Siga nosso perfil no Google News

Redação

Informações diárias, atualizadas e uteis ao seu dia a dia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo